A detecção precoce deste tipo de câncer possibilita um tratamento menos agressivo, e aumenta as chances de cura.
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 e até hoje é uma das principais campanhas no país quando o assunto é câncer de mama. Apoiando o Outubro Rosa, hoje traremos algumas informações importantes quanto a prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama. Acompanhe!
Detecção precoce
Quando detectado em fases iniciais, as chances de tratamento e cura do câncer de mama aumentam em grande parte dos casos. Por isso, é extremamente importante que as pessoas fiquem atentas a qualquer alteração nas mamas. Ao contrário do que muitos pensam, o câncer de mama também pode acometer homens, em menores chances, mas também podem ser vítimas, por isso o diagnóstico e tratamento é muito importante para ambos os sexos.
O ideal é que façam a observação e a autopalpação das mamas sempre, durante o banho, a troca de roupa, ou em outras situações do cotidiano.
Realizando o autoexame com frequência, você ficará mais atenta a qualquer alteração, e assim procurar um especialista para investigação profissional posterior.
Mamografia para detecção
No Brasil, a recomendação é que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A maior parte dos países que reduziram a mortalidade pela doença também adotam essa rotina.
A mamografia pode detectar o câncer no estágio inicial, possibilitando um tratamento menos agressivo e com maiores chances de cura. A mamografia diagnóstica pode ser solicitada em qualquer idade, de acordo com indicações médicas.
Mulheres com maior risco de desenvolvimento de câncer devem redobrar a atenção, e fazer o acompanhamento com especialistas. São consideradas de risco elevado mulheres com:
– vários casos de câncer de mama na família, sobretudo em idade jovem;
– histórico de câncer de ovário;
– histórico de câncer de mama em homens.
A Ricardo Beck apoia o Outubro Rosa
Somos uma clínica especializada em tratamentos para reprodução humana. Entendemos a necessidade de uma boa saúde e prevenção de doenças, por isso apoiamos o Outubro Rosa.