Quando um casal está tentando engravidar há mais de 1 ano sem sucesso, pode ser um caso de infertilidade masculina.
Por isso, tanto a mulher quanto o homem devem procurar a ajuda de especialistas, e realizar os exames necessários para identificar a causa, bem como os possíveis tratamentos.
E por falar neles, existe hoje uma série de tratamentos para a infertilidade masculina, confira:
MEDICAMENTOS
Em alguns casos, como nas infecções no aparelho reprodutor, a quantidade e a qualidade do sêmen podem ficar prejudicadas. O uso de antibióticos combate a infecção e restabelece os níveis adequados de espermatozoides.
Medicamentos como a efedrina e a fenilpropanolamina também podem resolver problemas como a dificuldade ou ausência de ejaculação.
HORMÔNIOS
Já em outros casos a infertilidade masculina se dá por deficiências hormonais, tanto por problemas genéticos quanto pelo uso de anabolizantes ou outras drogas.
Uma terapia hormonal, geralmente de 3 meses de duração, pode normalizar a produção de espermatozoides.
CIRURGIAS
Mais da metade dos casos de infertilidade masculina é consequência da varicocele, que dilata os vasos sanguíneos dos testículos e interfere na produção de espermatozoides.
Neste caso é indicada uma cirurgia que liga os vasos dilatados, impedindo assim o fluxo do sangue por essas veias. É uma cirurgia simples, e o paciente pode retornar às atividades cotidianas em 1 semana.
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
Quando os tratamentos anteriores não são suficientes para corrigir a infertilidade masculina, o paciente pode recorrer a uma clínica especializada em reprodução assistida.
Existem várias técnicas que permitem ao homem gerar um bebê a partir de seu próprio espermatozoide e os óvulos de sua parceira, como a inseminação artificial, a Fertilização In Vitro e a ICSI.
RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA
A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.
Fontes:
https://www.tuasaude.com/infertilidade-masculina/
https://www.gineco.com.br/saude-feminina/infertilidade/infertilidade-masculina/