Saiba mais sobre a reprodução humana e a formação dos gametas masculinos e femininos.
A reprodução humana é um processo incrível e, por isso, envolve muitas dúvidas e curiosidades. Sendo assim, para entender melhor como ela acontece, é preciso conhecer como são formados os gametas masculinos e femininos.
Então, vamos lá! Continue a leitura:
ESPERMATOGÊNESE
Os gametas masculinos, mais conhecidos como espermatozoides, são formados durante a espermatogênese. A espermatogênese ocorre nos túbulos seminíferos que estão localizados nos testículos.
Desta forma, o início do processo se dá nas células espermatogônias, que ficam inativas até o início da puberdade. Entre os 13 e os 16 anos, elas começam a se proliferar. Em seguida, entram no período de crescimento, até formar as espermátides. Então, as espermátides, por sua vez, formam os espermatozóides.
OVULOGÊNESE
Já os gametas femininos recebem o nome de ovócitos. Dessa maneira, o processo de formação dos gametas femininos é chamado ovulogênese, e está relacionado às modificações hormonais no corpo da mulher.
Entretanto, a ovulogênese se divide em três períodos:
GERMINATIVO
Nesse processo, as células se dividem por mitose e formam as ovogônias.
CRESCIMENTO
Aqui, as ovogônias crescem e dão origem aos ovócitos primários.
MATURAÇÃO
Durante o ciclo menstrual, o ovócito primário forma o ovócito secundário e o corpúsculo polar. Em seguida é liberado do ovário e, em caso de penetração por um espermatozoide, vai dar origem ao óvulo.
RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA
A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intratubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária. Clique aqui para conhecer mais sobre a clínica e agende sua consulta!