No antigo Egito, por exemplo, as mulheres usavam frutos da acácia, sementes de romã, e até cocô de crocodilo como métodos contraceptivos.
Já os homens utilizavam intestino de carneiro como um precursor da camisinha, e que ainda é popular e inclusive vendido em alguns lugares hoje em dia.
Pitorescos ou não, parece que alguns desses métodos eram realmente eficazes, já que a taxa de natalidade do povo egípcio era baixa comparada a de outras civilizações da época.
A DESCOBERTA DOS ESPERMATOZOIDES
Quando os espermatozoides foram observados pela primeira vez no microscópio, pelo cientista Anton van Leeuwenhoek em 1670, muitas perguntas também pitorescas surgiram no ar:
– Seriam eles animais vivos?
– Seriam parasitas?
– Será que cada espermatozoide carrega um mini ser humano em seu interior?
Com essas perguntas, surgiam também muitas teorias, como a de que o vapor emitido pela ejaculação estimulava as mulheres a gerar os bebês. Ou ainda, a de que os homens fabricavam os bebês e depois transferiam para as mulheres desenvolvê-los.
Somente em 1678, quando a Real Sociedade de Londres publicou os estudos do cientista, é que surgiu esse novo campo de estudo da biologia.
FATORES QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DOS ESPERMATOZOIDES
– O tipo de cueca pode afetar a qualidade dos espermatozoides. Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard indicou que cuecas mais folgadas melhoram a contagem. O modelo mais indicado é do tipo boxer.
– A alimentação também afeta a qualidade do sêmen. Uma dieta rica em ômega-3, ácidos graxos, antioxidantes e ácido fólico pode favorecer a fertilidade masculina.
RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA
A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.