Reversão da vasectomia e laqueadura: como funciona.

Saiba mais sobre as cirurgias de reversão da vasectomia e da laqueadura e suas chances de sucesso.

Você sabia que é possível fazer a reversão da vasectomia e da laqueadura? As duas cirurgias anticoncepcionais podem ser revertidas, mas as chances de sucesso dependem de vários fatores.

Por isso, recomenda-se que o casal converse bastante e leve em consideração todos os cenários possíveis antes de se submeterem a uma vasectomia ou laqueadura.

Saiba mais sobre o procedimento de reversão de cada uma delas e as chances de sucesso:

REVERSÃO DA VASECTOMIA

A vasectomia consiste em um corte que interrompe a passagem de espermatozoides pelos dois canais deferentes. Portanto, a reversão é uma microcirurgia onde os canais são reconectados.

Isso só é possível quando o corte não foi muito grande, e geralmente com menos de 14 anos da cirurgia de vasectomia. Com o tempo, ocorre um processo de fibrose no local do corte, diminuindo as chances de sucesso da reversão.

Quando os canais deferentes são reconectados, eles voltam a funcionar normalmente. Porém as chances de sucesso da reversão da vasectomia dependem do tempo que os canais permaneceram interrompidos:

– Após 3 a 4 anos da vasectomia: 70% de chances de sucesso.

– Após 10 anos da vasectomia: 30 a 40% de chances de sucesso.

REVERSÃO DA LAQUEADURA

Já a reversão da laqueadura é uma cirurgia que apresenta somente 50% de chances de sucesso. Teoricamente, a laqueadura é um procedimento definitivo de contracepção.

A laqueadura é uma cirurgia onde se faz a obstrução da tuba, que liga os ovários ao útero. Ela pode ser feita através de várias técnicas, como queimar as trompas e cortá-las, com anéis de plástico ou clipes de titânio, ou com fios de sutura.

O nome técnico da cirurgia para a reversão da laqueadura é salpingoplastia, e é um procedimento mais complexo do que a vasectomia.

As chances de sucesso da reversão da laqueadura dependem de vários fatores:

– Comprimento e vitalidade dos segmentos de trompas que serão unidos; 

– Habilidade do microcirurgião; 

– Idade da mulher no momento da reversão; 

– Método utilizado para laqueadura tubária; 

– Quantidade de tecido de cicatrização na região da cirurgia; 

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!

 

Relacionados