Quero engravidar mas não consigo. Será que tem algo errado comigo?
A resposta é: talvez. Consideramos que um casal possa ter dificuldades para engravidar após um ano de relacionamento sexual, sem uso de métodos contraceptivos.
Nessas condições, o ideal é procurar ajuda de profissionais e centros especializados em reprodução assistida.
Mas nessa hora é comum que várias incertezas apareçam na vida do casal, tornando o momento ainda mais estressante. Então listamos aqui as principais dúvidas dos pacientes que enfrentam dificuldades para engravidar:
QUAIS AS CHANCES DE SUCESSO?
A taxa de sucesso depende de vários fatores, e o principal deles é a idade da mulher. Nas pacientes jovens, a chance de engravidar na primeira tentativa é de 40 a 50%. Já aos 40 anos, a taxa cai para 20%.
AS MULHERES TÊM MAIS PROBLEMAS DE INFERTILIDADE QUE OS HOMENS?
Não. 40% dos casos de infertilidade são dos homens, e 40% das mulheres, ou seja, meio a meio. Nos outros 20% a infertilidade é compartilhada pelo casal.
É COMUM NASCEREM GÊMEOS?
A chance de gêmeos depende do número de óvulos liberados. Se o número de folículos acima de 18 mm for maior do que 4, o procedimento pode ser cancelado pelo risco maior de gravidez múltipla.
QUAIS AS TÉCNICAS MAIS COMUNS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA?
Existem 2 técnicas mais comuns: a inseminação artificial e a fertilização in vitro.
A inseminação artificial acontece dentro do corpo da mulher, simulando o que aconteceria após uma relação sexual. Na inseminação artificial não é necessária a retirada dos óvulos.
Já na fertilização in vitro, os óvulos da paciente são retirados, fertilizados pelos espermatozoides em laboratório, e aí então o embrião é recolocado no útero da mulher.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DOS ESPERMATOZOIDES?
O líquido seminal passa por tratamento laboratorial antes de ser depositado no corpo da mulher. Os espermatozoides de melhor qualidade são selecionados para a realização da inseminação.
Esse tratamento é importante para o sucesso da inseminação artificial, em conjunto com a estimulação ovariana. A mulher faz uso de medicamentos para estimular a produção de óvulos. Deve ocorrer de forma controlada, para minimizar as chances de gravidez múltipla.
QUAIS OS CUSTOS DOS PROCEDIMENTOS?
O custo da inseminação artificial é mais acessível que o da fertilização in vitro.
RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA
A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.
Agende uma consulta!
Fonte:
https://bebe.abril.com.br/gravidez/10-duvidas-sobre-fertilizacao-assistida/