A infertilidade é um tema delicado e que muitos casais relutam em abordar. Temem por ofender, por serem acusados e até mesmo por arruinar a relação. Graças ao diálogo, cada vez mais casamentos têm realizado o sonho de gerar uma vida.
Com o objetivo de esclarecer e tornar essa conversa ainda mais presente no dia a dia de muitas pessoas, selecionamos aqui algumas dúvidas comuns que ouvimos no consultório.
Mitos e verdades sobre a infertilidade
Caxumba pode provocar infertilidade: Verdade. Quando a caxumba “desce” em meninos, existe o risco de se tornarem inférteis pois a doença pode afetar a produção de espermatozóides.
Útero retrovertido dificulta a gravidez: Mito. A posição do útero não influencia na capacidade de gestação de uma mulher.
O café excesso pode atrapalhar as chances de engravidar: Verdade. Não só o café como todas as bebidas que possuem alto índice de cafeína representam uma chance até 5 vezes menor de fecundação. Durante o primeiro trimestre, a gestante também deve se atentar ao consumo dessa substância.
A idade do homem não influencia na fertilidade: Mito. Com o passar dos anos, a qualidade seminal diminui. Aspectos como morfologia, motilidade e fragmentação do DNA são afetados e pioram as chances de uma gravidez bem sucedida.
Estilo de vida e dieta afetam as chances de uma gestação: Verdade. Mulheres obesas podem levar o dobro de tempo para engravidar e mulheres muito magras podem levar até 4x mais tempo para iniciar uma gestação.
A mulher possui mais problemas com fertilidade do que o homem: Mito. Em 20% dos casos o problema é conjunto, em 30% dos casos a fonte da infertilidade pode estar no homem ou na mulher e no restante dos dados existe a infertilidade sem causa aparente, quando o médico não encontra uma causa precisa.
DST’s podem causar infertilidade: Verdade. Quem tem ou teve uma doença sexualmente transmissível como gonorreia ou clamídia podem ser a causa de 10% dos casos de infertilidade em homens e 15% nas mulheres.
Técnicas de reprodução assistida são desenvolvidas somente para mulheres: Mito. O procedimento pode ser aplicado tanto para dificuldades femininas quanto masculinas. Em 40% dos casos a fertilização in vitro é utilizada devido a problemas masculinos em relação à fertilidade.
A varicocele pode levar à infertilidade: Verdade. As varizes que se formam no cordão espermático, que levam sangue ao testículo, podem afetar a infertilidade do homem. A doença pode afetar a produção de espermatozóides e desencadear uma atrofia testicular.
Esta doença é a causa mais frequente de infertilidade masculina.
E você, tem alguma dúvida a respeito da infertilidade e não sabe se é mito ou verdade? Agende uma consulta na clínica Dr. Ricardo Beck, entenda mais sobre o assunto e realize o seu sonho de formar uma família!