Portanto, antes de iniciar um tratamento de quimioterapia ou radioterapia, é possível recorrer a uma das técnicas para preservação da fertilidade em pacientes oncológicos.
O tratamento para o câncer pode afetar o aparelho reprodutor, tanto masculino quanto feminino, causando infertilidade transitória ou até mesmo permanente.
Para que a preservação da fertilidade seja bem-sucedida, é importante que seja realizada antes da quimioterapia ou da radioterapia.
Existem algumas particularidades em cada caso, confira abaixo:
TÉCNICAS PARA PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
HOMENS
Para preservar a fertilidade nos homens, congela-se o sêmen do paciente em vários lotes. Eles poderão ser utilizados para inseminação intrauterina ou fertilização in vitro.
Ao final do tratamento do câncer, são realizados novos exames para avaliar se a produção e a qualidade dos espermatozoides foram comprometidas.
MULHERES
Nas mulheres, a preservação da fertilidade pode ser feita por 3 técnicas antes do início do tratamento do câncer:
– Congelamento dos óvulos, que são retirados após a estimulação dos ovários através de medicamentos;
– Congelamento de embriões, caso a mulher já tenha um parceiro. Após o tratamento os embriões podem ser transferidos para o útero da mulher;
– Congelamento do tecido ovariano.
CRIANÇAS
Para os meninos, ainda não existem alternativas para a preservação da fertilidade antes do tratamento do câncer. Já para as meninas, é possível fazer o congelamento do tecido ovariano.
RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA
A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.
Agende uma consulta!