O câncer do colo de útero é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer do colo de útero é o terceiro tipo de câncer que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal.
O câncer do colo de útero é um tumor maligno que atinge a parte inferior do útero, onde ele se conecta com a vagina e se abre para a passagem do bebê no parto.
Geralmente, o câncer do colo de útero se apresenta em dois tipos:
- Carcinomas de células escamosas: é o mais comum, normalmente em decorrência do vírus HPV;
- Adenocarcinomas: são menos comuns.
CAUSAS DO CÂNCER DO COLO DE ÚTERO
O câncer do colo de útero é causado por uma mutação genética nas células da região, que passam a se multiplicar de forma descontrolada.
A causa mais comum do câncer de colo de útero é a presença de algum tipo de vírus HPV, que é uma doença sexualmente transmissível. Quando não tratadas por muitos anos, as lesões no colo do útero podem desenvolver o câncer.
Mas além do HPV, existem outros fatores que podem causar o câncer de colo de útero:
- Outras DSTs como gonorreia, sífilis, clamídia e HIV;
- Sistema imunológico debilitado;
- Tabagismo;
- Uso prolongado de pílula anticoncepcional;
- Três os mais gestações;
- Uso de DIU;
- Histórico familiar de câncer de colo de útero.
COMO PREVENIR O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
Como a principal causa do câncer de colo de útero é o vírus HPV, a melhor maneira de prevenção é evitando o vírus, utilizando preservativo.
A vacina contra o HPV também é uma forma eficiente de prevenção, protegendo de cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero.
Após o início da vida sexual, a mulher deve realizar exames ginecológicos de rotina periodicamente, para detectar precocemente lesões que podem levar ao câncer.
O tabagismo também é uma das causas do câncer de colo de útero, portanto evitar o cigarro também é uma forma de prevenção da doença.
RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA
A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intrauterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intratubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.
Agende uma consulta!