Câncer masculino: Como prevenir e tratar o HPV no homem

O vírus HPV pode favorecer o desenvolvimento de câncer masculino, e os sintomas nem sempre aparecem

Quando não tratado, o HPV pode facilitar o desenvolvimento do câncer masculino, no pênis, ânus ou garganta. Assim como nas mulheres, o HPV não tem cura definitiva, mas os sintomas podem ser controlados.

O HPV é transmitido para o homem através do contato com a pele de uma pessoa infectada. Uma das principais fontes de infecção é através de relações sexuais sem o uso de preservativo.

 

SINTOMAS

O principal sintoma é o surgimento de pequenas verrugas no pênis, escroto, ânus, boca e garganta. O problema é que nem sempre os sintomas aparecem, por isso muitos homens carregam o vírus sem saber, e acabam transmitindo para outras pessoas.

A colposcopia é um exame que detecta a presença do vírus HPV nos homens, e é realizado no consultório por um médico urologista.

 

TRATAMENTO

Quando diagnosticado, o HPV deve ser tratado para não favorecer o desenvolvimento do câncer masculino, no pênis, ânus ou garganta.

O tratamento pode ser feito com soluções indicadas pelo médico, e inclui pomadas para HPV, que devem ser aplicadas por até 2 anos. Em alguns casos o HPV se cura sozinho, não sendo necessário tratamento.

A vacina é indicada para todos os homens com menos de 26 anos, mesmo os que já tenham sido infectados pelo HPV. A vacina protege contra o surgimento de verrugas genitais e do câncer masculino.

 

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

 

Agende uma consulta!

 

Fontes:

Relacionados