Cisto no ovário e as principais dúvidas

Na maioria dos casos, o cisto no ovário é benigno e diminui sem a necessidade de tratamento.

Comum em muitas mulheres entre os 15 e os 35 anos, o cisto no ovário geralmente é benigno e desaparece sem a necessidade de tratamento. Mas quando apresenta sintomas, é indicado acompanhamento médico.

Listamos a seguir as principais dúvidas sobre ele:

O QUE É O CISTO NO OVÁRIO?

Também conhecido como cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro, ou ao redor do ovário. Ele pode provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação e dificuldade para engravidar.

O CISTO NO OVÁRIO CAUSA INFERTILIDADE?

Não, mas pode dificultar a gravidez, por conta das alterações hormonais. Com tratamento, o cisto pode diminuir e até desaparecer, restabelecendo o ritmo hormonal e facilitando a fertilização.

A gravidez neste caso exige consultas regulares com o obstetra, pois há maior risco de complicações.

QUAIS OS SINTOMAS?

Cistos com mais de 3 cm podem provocar sintomas como:

– Dor no ovário e durante a ovulação;

– Dor durante o contato íntimo;

– Atraso da menstruação;

– Maior sensibilidade nas mamas;

– Sangramento fora do período menstrual;

– Aumento de peso;

– Dificuldade para engravidar.

CISTO NO OVÁRIO É CÂNCER?

Normalmente não. O câncer de ovário raramente atinge mulheres abaixo dos 30 anos, e é mais comum depois dos 50. Os cistos que podem indicar câncer são os maiores, com septo espesso e área sólida.

QUAL O TRATAMENTO?

Na maioria dos casos o cisto no ovário diminui sozinho, sem necessidade de tratamento. Em alguns casos, é preciso adequar à pílula anticoncepcional mais indicada para as características do cisto.

Quando provoca sintomas, é recomendada a cirurgia para retirada do cisto, e nos casos mais graves, onde há risco de câncer ou torção, é preciso retirar completamente o ovário.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!

Relacionados