Congelamento de óvulos: perguntas e respostas sobre o procedimento

Confira perguntas e respostas sobre o congelamento de óvulos, procedimento cada vez mais procurado por mulheres no Brasil.

O congelamento de óvulos é um procedimento cada vez mais procurado por mulheres no Brasil e no mundo. A Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) afirma que, nos últimos anos, a procura aumentou assustadoramente.

Segundo especialistas, o aumento da procura pelo congelamento de óvulos se dá principalmente pela entrada mais tardia da mulher no mercado de trabalho.

Nos Estados Unidos, empresas como Apple e Facebook inclusive oferecem para suas funcionárias o procedimento.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CONGELAMENTO DE ÓVULOS

Como ainda existem muitas dúvidas sobre o procedimento, separamos aqui uma lista de perguntas e respostas sobre o congelamento de óvulos:

EM QUE CASOS É INDICADO?

A principal indicação é para mulheres com câncer, que passarão por tratamento. A quimioterapia e radioterapia podem prejudicar a reprodução no futuro.

Para mulheres com histórico de menopausa precoce na família o procedimento também é indicado, já que o tempo reprodutivo nesses casos é mais curto.

E por fim, mulheres que pretendem adiar a gravidez por motivos pessoais.

QUAL A IDADE MÁXIMA PARA O CONGELAMENTO DE ÓVULOS?

O ideal é antes dos 35 anos. A SBRH não indica o congelamento após os 44 anos.

QUAL A QUANTIDADE IDEAL DE ÓVULOS CONGELADOS?

O ideal é pelo menos 12 óvulos. A idade é um fator importante: é melhor ter 6 óvulos congelados aos 32 anos, do que 15 óvulos aos 40.

POR QUANTO TEMPO OS ÓVULOS PODEM FICAR CONGELADOS?

Embora não tenha um tempo máximo para utilização dos óvulos, geralmente eles são armazenados por até 10 anos.

HÁ RISCOS PARA O BEBÊ?

O procedimento não traz nenhum risco extra para a saúde do bebê. A chance de problemas genéticos é a mesma, tanto na gestação natural quanto na fertilização.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!

Relacionados