Doação de óvulos: principais dúvidas sobre o procedimento

A doação de óvulos é um método eficiente para realizar o sonho da maternidade em mulheres que não conseguem engravidar.

A doação de óvulos é uma ótima opção para mulheres que estão enfrentando dificuldades para engravidar. A doadora cede seu óvulo para ser fecundado e transplantado para o útero da futura mamãe.

Esta pode ser a única alternativa para alguns casais que tentam engravidar. Quem normalmente recorre a essa opção é a mulher na menopausa ou que não produz “óvulos maduros” – gametas bons para a reprodução.

A ESCOLHA DA DOADORA

Para contornar o maior medo dos casais, o médico seleciona doadoras com as mesmas características físicas da receptora.

NORMA ÉTICA

Como não existe no Brasil uma lei que determine as práticas de fertilização assistida, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu normas éticas para o procedimento.

O CFM determina que a doação de óvulos seja anônima e gratuita.  Com isso surgiu a chamada “doação compartilhada”. A doadora é uma mulher que também precisa passar por uma fertilização in vitro.

A receptora arca com o próprio tratamento e indiretamente custeia a fertilização da mulher de quem receberá metade dos óvulos. Essa troca deve acontecer de uma forma justa, com as duas pacientes dividindo os benefícios igualmente.

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A DOAÇÃO DE ÓVULOS:

DESDE QUANDO ELA EXISTE? E QUAIS AS ESTATÍSTICAS DE SUCESSO NO TRATAMENTO?

O tratamento com doação de óvulos existe desde a década de 1980, quando a fertilização in vitro (FIV) se tornou uma prática com resultados seguros. A taxa de gravidez depende da idade da doadora dos óvulos. Normalmente são selecionadas doadoras abaixo de 35 anos e as taxas de gestação com óvulos doados são de 50 a 60%.

QUAIS OS RISCOS PARA A DOADORA E RECEPTORA?

A doadora passa pelos mesmos procedimentos de uma FIV convencional, com os mesmos riscos e efeitos colaterais: retenção de líquido, risco de hiperestímulo, discreto desconforto pélvico, entre outros. A receptora praticamente não apresenta nenhum efeito colateral importante, pois o preparo endometrial utiliza doses hormonais muito próximas da fisiológica.

EXISTE UM TEMPO DE ESPERA OU FILA PARA A DOAÇÃO COMPARTILHADA?

O período de espera é o tempo necessário para encontrar uma doadora compatível com a receptora (aparência física, tipo de sangue, avaliação sorológica, psicológica e familiar da doadora).

COMO CONFIAR EM UMA CLÍNICA?

A paciente que se submete ao tratamento com doação de óvulos precisa confiar muito na clínica e no médico que a está acompanhando. A melhor maneira é conseguir referências com outras pacientes que tenham se submetido previamente ao tratamento com este profissional.

AS TAXAS DE ABORTO SÃO CONSIDERADAS ALTAS NESSE TIPO DE TRATAMENTO?

As taxas de aborto são muito semelhantes às da gestação espontânea: cerca de 10 a 15%.

EXISTE ALGUM RISCO DA CRIANÇA NASCER COM ALGUMA DOENÇA OU DEFORMIDADE?

As taxas de más-formações são também muito próximas das taxas de gestação espontânea.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!

Relacionados