Estudos comprovam que a infertilidade de um casal vem exclusivamente do homem, em 30% dos casos
Até pouco tempo atrás, se um casal tinha problemas para engravidar, a responsabilidade era automaticamente transferida para a mulher, que precisava viver com a culpa de não conceber o filho tão desejado. Porém, estudos mais recentes comprovam que em 50% das vezes o homem pode ser portador de algum problema, em 30% das vezes o problema é exclusivamente masculino e em apenas 20% dos casos é uma dificuldade conjunta. Enquanto em algumas mulheres a causa é genética, para os homens, a maioria dos casos está relacionado à consequência de doenças masculinas adquiridas. Ou seja, além de prejudicar a sua saúde, afeta a sua capacidade de ter filhos futuramente.
Outras causas para a infertilidade são relacionadas ao uso de determinadas substâncias como anabolizantes e drogas ilícitas, além de fatores genéticos e hormonais.
Conheça as doenças masculinas que afetam a fertilidade
Varicocele: É uma das mais comuns, afetando cerca de 15% dos homens a partir dos 15 anos. As causas são desconhecidas e pode afetar qualquer homem saudável. Tem como características as veias dilatadas ou presença de varizes no saco escrotal. A Varicocele pode ser curada somente através de cirurgia.
Caxumba: Uma das doenças mais conhecidas por provocar a infertilidade masculina, a Caxumba pode ser facilmente evitada a partir da vacinação. Na adolescência, quando o vírus é contraído, poderá destruir o tecido dos testículos e provocar a infertilidade permanente.
Diabetes: A Diabetes pode afetar a saúde masculina de diversas formas, incluindo a disfunção erétil e problemas de ejaculação. Se você possui Diabetes e sente que está sendo afetado, consulte um médico de sua confiança.
Fibrose cística: Essa doença pode provocar a infertilidade masculina por meio da ausência dos canais que conduzem o sêmen. Existe ainda a possibilidade de esse sintoma ser a única manifestação da doença no homem.
Existem também outras doenças que podem provocar a infertilidade masculina, dentre elas o Câncer, Uretrite e Prostatite. Em alguns destes quadros, a infertilidade pode ser revertida, após o devido diagnóstico e tratamento. Porém, independente deste fator, é importante valorizar a sua saúde, realizando consultas médicas, buscando diagnósticos e cumprindo com os tratamentos que trarão mais bem-estar e qualidade de vida para você.
Possui problemas de fertilidade e deseja investigar? Marque uma consulta hoje mesmo com o Dr. Ricardo Beck, especialista em reprodução humana.