Endometriose: sintomas, causas e tratamentos

Entenda os sintomas e as causas da endometriose, e os tratamentos mais comuns para a doença.

Doença que atinge quase 200 milhões de mulheres no mundo, a endometriose acontece quando o tecido que reveste o útero (endométrio) cresce para fora do órgão. Os fragmentos podem parar no ovário, nas trompas e em regiões vizinhas.

A mulher com endometriose sofre com cólicas intensas, desconforto e dificuldade para engravidar. Isso acontece porque o tecido excedente é estimulado a crescer, e na hora da menstruação descama junto com o endométrio original.

Além das complicações com fortes cólicas e dificuldades para engravidar, as pacientes com endometriose apresentam maior risco de desenvolvimento de câncer de ovário.

Em parte, a endometriose é provocada pela menstruação retrógrada – quando pequenas porções de sangue voltam pelo canal vaginal. Isso ocorre pelo estímulo constante do estrogênio, hormônio responsável pela menstruação.

Mas é difícil estabelecer todas as causas da doença. Alguns fatores de risco para desenvolvimento dessa doença são: gravidez após os 30 anos, alterações no útero, estresse e má alimentação.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA ENDOMETRIOSE

– Cólicas intensas, mesmo fora do período menstrual;

– Menstruação irregular;

– Inchaço abdominal;

– Dor durante e após o sexo;

– Dificuldade para engravidar;

– Dor para urinar e evacuar, intestino preso ou solto demais.

TRATAMENTO

Apesar de não haver cura para a endometriose, os sintomas podem ser praticamente anulados com alguns tratamentos:

– Anticoncepcionais que barram a ação do estrogênio;

– Remédios que simulam a ação da progesterona no controle do endométrio;

– Cirurgias, em casos mais avançados. A videolaparoscopia identifica e cauteriza os locais afetados. Pode-se também extrair as células que estão fora do lugar.

– Retirada do útero (histerectomia) em casos específicos.

Se você sofre com fortes cólicas menstruais, ou apresenta algum outro sintoma que possa caracterizar endometriose, procure um médico especialista.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!

 

Relacionados