Importância da vitamina D para fertilidade e gestação.

Especialistas indicam a suplementação e reconhecem a importância da vitamina D para fertilidade e durante a gestação.

Com mais de 80 funções, e controle de mais de 3.000 genes em nosso organismo, a importância da vitamina D para fertilidade e gestação é fundamental.

Responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo, e influenciar o sistema imunológico, sua falta pode trazer sérias complicações. A vitamina D mantém o funcionamento do cérebro e fortalece ossos e músculos, prevenindo a osteoporose.

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D PARA FERTILIDADE E GESTAÇÃO

Por atuar no sistema imunológico, a vitamina D pode evitar que a gestante rejeite a implantação do embrião. Consequentemente, o hormônio evita abortos, seja em tratamentos de fertilização in vitro, ou na gravidez espontânea.

Já para os homens, a vitamina D melhora a qualidade dos espermatozoides e regula a quantidade de testosterona.

A deficiência de vitamina D durante a gravidez pode aumentar ainda a incidência de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e parto prematuro. Já a concentração inadequada da vitamina pode estar relacionada com a Síndrome dos Ovários Policísticos, Endometriose, Miomas, baixa qualidade dos óvulos e falhas na implantação do embrião.

Ainda que não existam estudos em larga escala para a comprovação científica, os especialistas não têm dúvidas sobre a importância da vitamina D para fertilidade e gestação. Recomenda-se a ingestão do complexo de vitamina D durante o tratamento de infertilidade e durante a gestação.

TOME SOL COM RESPONSABILIDADE

Nosso organismo produz vitamina D quando a pele é exposta ao sol. A luz solar converte o colesterol em vitamina.

Mas é importante respeitar os horários indicados para o banho de sol, sempre antes das 10h e após as 16h, e usar sempre filtro solar.

Além da exposição solar, outras fontes de vitamina D são alimentos como a sardinha, salmão, leite, ovos e iogurte.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!

Relacionados