A infertilidade masculina representa aproximadamente 30% dos casos de dificuldades para engravidar. De acordo com estatísticas globais, este problema atinge 15% dos casais que tentam ter filhos.
Entre as principais causas da infertilidade masculina, estão infecções no sistema reprodutor, varicocele, alterações na produção de hormônios e problemas genéticos.
Saiba mais sobre cada uma delas e seus tratamentos:
VARICOCELE
A varicocele é a causa mais comum de infertilidade masculina. Ela acontece quando há um aumento nos vasos sanguíneos dos testículos. Isso faz com que a temperatura na região também aumente, prejudicando o desenvolvimento dos espermatozoides.
Tratamento: É realizada uma cirurgia simples para a retirada dos vasos sanguíneos aumentados. Geralmente o paciente recebe alta em 1 dia, e pode retomar as atividades já na semana seguinte.
INFECÇÕES NO SISTEMA REPRODUTOR
São infecções que afetam principalmente os testículos, e prejudicam a produção e a qualidade dos espermatozoides.
Tratamento: Como as infecções são geralmente causadas por bactérias, o tratamento é feito com uso de antibióticos. Em alguns casos a parceira também precisa fazer o tratamento.
ALTERAÇÕES HORMONAIS
Algumas alterações hormonais também podem causar infertilidade masculina. Entre elas a produção elevada de prolactina, baixa produção de testosterona, distúrbios da tireoide e tumores na hipófise.
A radioterapia e o uso de anabolizantes também podem causar alterações hormonais que causam infertilidade.
Tratamento: O tratamento é feito com injeções de hormônios regularmente por 3 meses no mínimo, para reequilibrar o organismo e favorecer a produção normal de espermatozoides.
PROBLEMAS GENÉTICO
Alguns problemas genéticos também prejudicam a produção de espermatozoides.
Tratamento: Nos casos em que há baixa quantidade e / ou qualidade dos espermatozoides, técnicas de reprodução assistida são utilizadas para tratar estes espermatozoides em laboratório e fecundar o óvulo.
RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA
A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.
Agende uma consulta!