Uma técnica de reprodução assistida, a inseminação artificial acontece dentro do corpo da mulher, simulando o que aconteceria após uma relação sexual. Na inseminação artificial não é necessária a retirada dos óvulos.
Essa é a principal diferença entre a técnica de inseminação artificial e a fertilização in vitro. Nessa última os óvulos são retirados, fertilizados pelos espermatozoides em laboratório, e aí então o embrião é recolocado no útero da paciente.
INTRAUTERINA
Os espermatozoides são injetados diretamente no útero, aumentando as chances de fecundação do óvulo. Não exige o muco vaginal na quantidade e qualidade adequadas para a gravidez pelo método intracervical e natural.
TRATAMENTO DOS ESPERMATOZOIDES
O líquido seminal passa por tratamento laboratorial antes de ser depositado no corpo da mulher. Os espermatozoides de melhor qualidade são selecionados para a realização da inseminação.
Esse tratamento é importante para o sucesso da inseminação artificial, em conjunto com a estimulação ovariana. A mulher faz uso de medicamentos para estimular a produção de óvulos. Deve ocorrer de forma controlada, para minimizar as chances de gravidez múltipla.
DADOS SOBRE A INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL
– A taxa de sucesso é entre 10 e 20%, e depende da idade da mulher e de cada caso;
– A chance de nascerem gêmeos depende do número de óvulos liberados;
– Se o número de folículos acima de 18 mm for maior do que 4, o procedimento pode ser cancelado pelo risco maior de gravidez múltipla;
– O custo da inseminação artificial é mais acessível que o da fertilização in vitro;
– Quando a inseminação não dá certo, outras alternativas são a fertilização in vitro.
RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA
A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.
Agende uma consulta!