Medicina reprodutiva: a importância da atuação psicológica.

A equipe multidisciplinar que atua na medicina reprodutiva deve contar com a presença de um psicólogo.

A atuação psicológica é de extrema importância na medicina reprodutiva, tanto para as mulheres quanto para os homens.

Ao contrário do que muitos pensam, os problemas de fertilidade não são mais incidentes nas mulheres. Na verdade, a incidência é exatamente igual: 40% nas mulheres e 40% nos homens. Os outros 20% são problemas no casal ou causas indeterminadas.

Consideramos que um casal possa ter dificuldades para engravidar após um ano de relacionamento sexual, sem uso de métodos contraceptivos.

Como estamos falando de um fenômeno multifocal, ao procurar uma clínica de reprodução assistida, o casal será atendido por uma equipe multidisciplinar. A investigação clínica passará por várias etapas, como a anamnese, exames físicos e complementares.

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO PSICOLÓGICA

É aí que entra a importância do psicólogo. O trabalho desse profissional na equipe é de avaliar, orientar e acompanhar o casal em todas as etapas, desde o processo investigatório até o final do tratamento.

Como cada indivíduo atribui um significado único para um filho biológico, o desejo de ter um filho envolve diversos fatores:

– Sociais;

– Biológicos;

– Econômicos;

– Psicológicos.

A infertilidade pode passar então a ser um ponto de stress na vida do casal, interferindo na construção do imaginário de uma família ideal.

Na avaliação psicológica, validada pelo Conselho Federal de Psicologia, o psicólogo poderá detectar fatores como:

– Psicopatologias graves;

– Discórdias conjugais graves;

– Abuso de substâncias, entre outros.

Com base nesse diagnóstico, o profissional irá indicar a melhor alternativa, seja ela a necessidade de psicoterapia, tratamento com profissionais de outras áreas, ou até mesmo o adiamento do tratamento de fertilidade.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!

Fonte:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/atuacao-psicologica-no-servico-de-medicina-reprodutiva/54271

Relacionados