Obesidade é um fator de risco para a infertilidade.

A obesidade pode prejudicar a fertilidade, tanto nas mulheres quanto nos homens.

Pouca gente sabe que a obesidade pode ser um fator de risco para a infertilidade.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, nas capitais brasileiras, 43% dos adultos estão acima do peso, e 11% são obesos. O excesso de peso atinge 47% dos homens, e 39% das mulheres.

Muitos problemas de saúde poderiam ser evitados combatendo a obesidade: 80% das doenças cardíacas, AVCs e diabetes tipo II, e 40% dos cânceres. O sobrepeso e a obesidade também são responsáveis pelo aumento nos custos com assistência médica e faltas ao trabalho.

OBESIDADE X FERTILIDADE NAS MULHERES

Para as mulheres que estão tentando engravidar, a obesidade pode ser um fator de risco.

O excesso de peso interfere no ciclo hormonal da mulher, limitando as chances de gravidez. O corpo passa a produzir uma quantidade maior de estrógeno, e reage como se estivesse controlando a reprodução.

Além das alterações hormonais, a obesidade está relacionada a outros problemas que dificultam a gravidez, como a diabetes e a síndrome dos ovários policísticos.

Portanto, a recomendação para uma paciente obesa que está tentando engravidar, é primeiramente emagrecer. A obesidade gera uma resistência do organismo à insulina, o que aumenta a produção dos andrógenos (hormônios masculinos).

Muitas vezes, somente com a perda de peso a gravidez pode ser bem sucedida.

OBESIDADE X FERTILIDADE NOS HOMENS

A obesidade também prejudica a fertilidade nos homens. O sobrepeso reduz o nível de testosterona, e aumenta o de estradiol, comprometendo a produção de esperma.

Estudos apontam também que homens obesos têm maior índice de fragmentação do DNA do espermatozoide, o que pode prejudicar a fertilização.

MULHERES MUITO MAGRAS TAMBÉM PODEM TER DIFICULDADES

Mulheres muito magras também podem sofrer dificuldades para engravidar. Um índice de gordura corporal inferior a 17 inibe a produção de estrógeno e outros hormônios, impedindo a formação e liberação dos óvulos.

O peso muito baixo também está associado ao hipertireoidismo, que pode afetar a fertilidade. E o endométrio (membrana que reveste o útero) fica menos propenso à gravidez nas mulheres muito magras.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!

Relacionados