Preservação da fertilidade feminina: como funciona após o câncer?

A preservação da fertilidade feminina pode ser feita mesmo em pacientes com o tratamento de câncer agendado.

A preservação da fertilidade feminina é feita através da conservação dos gametas femininos. Ela é feita para postergar a gravidez, nos casos em que a reserva de óvulos esteja reduzida ou esgotada.

O ovário passa por um processo de envelhecimento biológico rápido e precoce, a partir dos 35 anos geralmente.

Além disso, mulheres que serão submetidas ao tratamento do câncer, através de quimioterapia, radioterapia, ou cirurgia para retirada dos ovários, também podem preservar os óvulos antes do tratamento.

A alternativa mais comum para preservação da fertilidade feminina é a criopreservação de óvulos. A técnica permite que os óvulos maduros conseguidos após a estimulação ovariana sejam congelados para utilização posterior.

Devido à ausência de cristais de gelo, as taxas de sobrevivência dos óvulos são elevadas.

Quando a mulher resolve engravidar, o tratamento é da mesma forma que a Fertilização in Vitro (FIV) habitual, e as taxas de gravidez também são semelhantes às obtidas na FIV.

 

CONGELAMENTO DOS ÓVULOS COM TRATAMENTO DO CÂNCER AGENDADO

 

É possível congelar os óvulos mesmo para mulheres que já estejam com o tratamento do câncer agendado. Esse processo é chamado de indução de urgência, e o tempo necessário é de 10 a 15 dias, o que não costuma comprometer o tratamento.

A estimulação ovariana pode ser feita em qualquer ciclo menstrual, com o crescimento de vários folículos.

 

OUTROS TRATAMENTOS

Outras técnicas também utilizadas para a preservação da fertilidade feminina são o congelamento do córtex ovariano, e a transposição de ovários (ooforopexia).

PODE EXCLUIR ESSA PARTE, DIEGO!

 

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

 

Agende uma consulta!

 

Relacionados