Síndrome do Ovário Policístico: sintomas, diagnóstico e chances de gravidez

A maioria das mulheres com a Síndrome do Ovário Policístico pode engravidar com tratamento.

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) atinge aproximadamente 1 em cada 5 mulheres, e é uma das principais causas da infertilidade feminina.

O QUE É A SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO?

Mulheres com a Síndrome do Ovário Policístico não costumam ovular. Elas têm menstruações irregulares ou infrequentes. Com isso, o óvulo não é liberado do ovário para ser fertilizado e implantado no útero.

Acredita-se que a SOP seja causada por um desequilíbrio hormonal que eleva os níveis de LH ao longo do ciclo menstrual nas pacientes. Os ovários policísticos contêm vários cistos inofensivos ou folículos com óvulos que não se desenvolveram adequadamente.

QUAIS OS SINTOMAS E DIAGNÓSTICO DA SOP?

Em mais da metade das mulheres que apresentam a Síndrome do Ovário Policístico, nenhum sintoma é evidente. Elas descobrem apenas quando enfrentam dificuldades para engravidar.

Nas mulheres que apresentam sintomas, os mais comuns são menstruação irregular ou ausente, excesso de pelos, pele oleosa, acne, aumento de peso e depressão.

Para o diagnóstico da SOP, levanta-se um histórico médico detalhado da paciente para excluir outras possíveis causas dos sintomas.

Exames de sangue são feitos para estabelecer os níveis hormonais, e exame pélvico mais ultrassonografia são realizados para detectar cistos ovarianos.

MULHERES COM SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO PODEM ENGRAVIDAR?

Sim, com tratamento a maioria das mulheres com SOP pode engravidar. A infertilidade pode ser tratada com medicamentos, como o clomifeno, que pode normalizar os ciclos menstruais com ovulação.

A Fertilização in Vitro também é uma opção para as pacientes que desejam engravidar.

RICARDO BECK REPRODUÇÃO HUMANA

A clínica Ricardo Beck é especializada em Fertilização in vitro, Inseminação intra uterina, teste pós-coital, congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, GIFT (Transferência intra tubária de gametas, aspiração espermática (PESA,TESA, TESE, MESA), Punção de epidídimo – vasectomizados e Biópsia embrionária.

Agende uma consulta!

Fontes:

Relacionados